No o ar nosso blogue «Escala de Combate», com novo domínio: pessoaldevoo.wordpress.com

Tripulantes da Ryanair em Portugal dão início a período de greve por cinco dias em prol da mera aplicação de atual legislação laboral portuguesa. Afinal, quem deve mudar? Portugal ou a Ryanair?

Assista o video com reivindicações laborais e decida por si mesmo:

Video: https://www.facebook.com/2011668999087138/videos/729367690833593

21-25.Ago.2019 | Período de Greve de Aeronautas Ryanair-Portugal

Em fase de testes durante os últimos dias, está no ar o nosso blogue Escala de Combate. Trata-se de um novo instrumento de comunicação do SNPVAC – o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo que, junto a seu portal (snpvac.pt), deve trazer mais agilidade e um maior dinamismo às diversas iniciativas de luta por condições laborais dignas, justiça social e pelo devido reconhecimento a todos Tripulantes de Cabine. Este é o novo Blogue do Sindicato do Pessoal de Voo em Portugal. Sejam já muito bem-vindos, todos, a bordo dele.

Esperamos construir cá um ponto de apoio para os tripulantes, tornar públicas as suas condições de trabalho, as suas diferentes lutas, e os seus sonhos, também, individuais e colectivos. O blogue oferece já variadas formas para visualização – em telemóveis, em laptops e nos diversos ecrãs. O ritmo intenso de trabalho e a própria organização do dia a dia do Pessoal de Voo – para já, coisas que só sabe quem faz – exigem que as diferentes campanhas públicas, os diversos meios de comunicação e as formas de organização colectiva do grupo adaptem-se à Escala, daí o substantivo; e a seu novo adjetivo, de Combate. A Nova Escala, contudo, quem projecta, agora, são os trabalhadores do sector aeronáutico – ninguém mais – o que é um prazer e uma honra.

As secções incluem a Layover, News, Multimedia, Internacional, Agenda e a Backgalley/Bastidores. Durante estes dias iremos colocar de pé uma série de novos formatos, e novas linguagens, próprios para este fim. Começamos agora com o lançamento de uma Campanha Pública, #RyanairMustChange, em pleno período de greve. Greve construída, pela base, a partir do Sindicato do Pessoal de Voo, em Portugal. As peças incluem Video, Cartazes, Logo e Podcasts de realização nossa, para ampla divulgação, além do que já são os tradicionais Press Releases, voltados à imprensa, e comunicados, para os tripulantes. Apenas teve início a mudança. É preciso escutar mais; e dizer melhor.

O blogue, bem como o portal SNPVAC, procura estimular a mediação com os tripulantes e com o público em geral, através de conexão com as redes sociais – para aprofundar assim a visibilidade na Página de FaceBook, estabelecer um novo Canal YouTube e criar uma nova Conta de Twitter. Com mais iniciativa acreditamos que nossa interface com os media pode desenvolver-se e até a comunicação interna, com o Pessoal de Voo, tende a melhorar. É uma aposta estratégica que vale a pena abraçar. Mas que só faz sentido qual projeto colectivo. Não é possível embarcar a sós. Há muito o que se fazer em conjunto.

Vamos dar início, aqui, desde o blogue – mas como uma tarefa multifacetada, e de longo-curso, além da atual campanha / greve #RyanairMustChange –, ao dispositivo de ampla divulgação do Inquérito Nacional das Condições de Vida e Trabalho | Pessoal de Voo em Portugal, o qual, juntamente com a Campanha Pública sobre Desgaste e Penosidade, procuram dar a conhecer o que faz e o que é um Tripulante. Como bem sabe todo o Pessoal de Voo, a cada missão, um tempo diferente. E um sindicalismo democrático e combativo – independente e autônomo – faz-se, sobretudo, em contratempo ao compasso do estado, empresas e partidos da ordem.

Podem contar connosco, desde já, bem hajam todos Aeronautas. Afinal de contas –, é preciso cuidar para que todos os cuidadores tenham segurança, saúde e bem-estar social. Fazemos parte de um sector estratégico do mundo do trabalho em Portugal com forte acento internacionalista. Não à toa somos membros fundadores da EurECCA – a European Cabin Crew Association. A tarefa da greve, a batalha da campanha e a luta por reconhecimento só valem a pena se for para assumi-las juntos. Mais que um briefing, chamado ou checklist – representa já um programa de ação para o trabalho digno. E – como é claro – por uma vida melhor. Para nós e para toda a gente.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s